VOLTAR À PÁG.
DA COLEÇÃO

HOME
PREFÁCIO
CAPÍTULO XVII
CAPÍTULO I
CAPÍTULO II
CAPÍTULO XVIII
CAPÍTULO II
Terra. Brasil. Ano de 2059. Numa confortável casa um homem acorda com um sinal vindo diretamente de um chip em seu cérebro para seus ouvidos: o "despertador mental" do século XXI. Ainda de olhos fechados sua mente, agora consciente, "enxerga" nas duas íris a imagem do horário atual: 6:00 da manhã. A mesma imagem aparece simultaneamente em seus dois olhos, assim ele consegue ver o relógio em 3D, como nos cinemas.

Diversos milionários do meio do século XXI optaram por instalar lentes de contato, que além de corrigirem eventuais distorções visuais também são telas de computador. Uma destas lentes tecnológicas grava também vídeos e a outra faz fotos de altíssima qualidade, armazenando as informações diretamente num conjunto de nanochips SUPERINTEL instalados cirurgicamente dentro do cérebro (a palavra nano representa uma medida criada pelos cientistas para definir objetos extremamente pequenos.

Um nano equivale à milionésima parte do milímetro). O chip controla as informações disponíveis e é um computador completo com memória, acesso à internet, funções GPS, telefone, agenda eletrônica, relógio despertador, arquivo de fotos e vídeos, Messenger, planilha de cálculos e confecção de textos via pensamento ou em voz alta. A tecnologia é chamada de e-RIS ("e" de e-mail e "RIS" de íris) conceito lançado há alguns anos pela Apple.

O homem, apenas de short de pijama e já de pé, dirige-se ao banheiro, enquanto sua cama redonda é suavemente deslizada na vertical descendente até ficar abaixo do nível do chão. Logo depois quatro tampas deslizantes cobrem rapidamente a cama tornando o local apenas em um piso contínuo. O homem olha-se no espelho enquanto recebe uma mensagem de seu e-RIS informando-o por escrito e via áudio, graças a um conjunto de nanoautofalantes posicionados em seus dois ouvidos:

-
Bom dia, Fred! Seu café da manhã já está disponível!

Logo depois a caixa de e-mails é aberta diretamente em seus olhos enquanto o milionário homem escova os dentes. Nenhuma mensagem fora-lhe enviada durante a madrugada. Fred, usando um comando mental, fecha a caixa de e-mails e surgem agora as notícias mais importantes do dia.

Seus olhos ficam totalmente coloridos, tomando a maior parte de sua visão, deixando-o temporariamente cego para a realidade ao seu redor. Agora ele cospe na pia, finalizando a escovação dentária. Fred lava o rosto e as mãos e as posiciona diante da pia, que gera frontalmente um forte ar quente para secar-lhe as mãos e o rosto.

O homem fica imóvel e fecha seus olhos por causa do calor. Acompanhando as manchetes seu rosto demonstra preocupação com uma das notícias que acaba de ver. No canto direito de sua visão aparece em vermelho o tempo de secagem das mãos e rosto: 4,2 segundos. A manchete escrita que o está incomodando, comenta:

- "
O presidente americano está ao vivo fazendo uma coletiva de imprensa. Ele informa à humanidade que seus cientistas descobriram um maciço deslocamento de meteoros vindo em direção à Terra. A NASA está preparando uma missão a ser enviada nos próximos dias com uma equipe de especialistas. Eles pretendem eliminar a ameaça".

Mentalmente o milionário homem aciona o vídeo para ouvir o final da declaração do presidente paraplégico americano. Ainda temporariamente cego dirige-se para fora do banheiro. A porta abre-se sozinha quando Fred se aproxima.

Em seu e-RIS pequenas setas mandam que ele se desloque para a direita, depois para a esquerda e a seguir em frente enquanto o presidente americano fala à imprensa. O computador está ajudando Fred a caminhar pela casa, porque assistindo ao vídeo em "tela cheia", ou melhor, em "íris cheia" não há como enxergar o caminho. O presidente americano finaliza seu discurso:

- Peço que todos fiquem tranquilos! Sabíamos que este dia poderia chegar! A história da Terra está repleta de quedas de meteoros, mas desta vez não teremos o mesmo fim dos dinossauros! A humanidade irá sobreviver! Nós evoluímos o suficiente e estamos preparados para enfrentar mais esta crise mundial! Todos sabem que nossas mais recentes conquistas espaciais transformaram a raça humana em seres poderosos no espaço! Temos o domínio do planeta e do sistema solar! Se Deus estiver nos testando teremos enfim sua aprovação divina!

Depois que o presidente americano finaliza seus comentários às diversas câmeras voadoras de TV, acendem-se suas luzes verdes, requisitando a palavra para fazer seus questionamentos. Um sinal de "pare" surge no centro do olho de Fred, informando que ele chegou à cozinha ou que existe algo à frente. Ele aguarda que a cadeira robô se posicione e o informe para sentar-se.

O assento inteligente aproxima-se por trás encostando suavemente em suas pernas. Este é o sinal para ele. O milionário acomoda-se de frente com a parede, de onde uma pequena mesa desliza em sua direção Duas portas deslizantes expõem o conteúdo: uma xícara com café quente, um prato com rosquinhas, pães de queijo, dois pães de sal, tabletes de manteiga, fatias de queijo e uma faca. Na coletiva de imprensa uma das câmeras questiona ao presidente:

-
Quanto tempo temos antes do impacto na Terra?

- Temos aproximadamente 40 dias antes do impacto (responde o presidente enquanto aponta para a outra câmera que imediatamente faz a sua pergunta).

-
Quantos meteoros vêm em nossa direção?

- Não temos certeza ainda sobre isso, mas aparentemente é um único meteoro do tamanho de nossa lua (responde calmamente o presidente).

Fred desliga mentalmente uma de suas telas oculares para poder enxergar a mesa à sua frente e poder começar a se alimentar. Outra câmera faz uma nova pergunta ao presidente americano:

-
Quais são as chances da operação ser um sucesso, senhor?

- Nossos cientistas estimaram em 99% de sucesso se não houver nenhuma surpresa! (informa confiante o presidente enquanto outra câmera faz uma nova pergunta).

-
Um meteoro do tamanho da lua pode aniquilar a vida na Terra, mesmo que passe próximo de nossa órbita, não é senhor?

- Como eu disse antes: estamos preparados para este dia há muito tempo. Temos as mais novas tecnologias disponíveis para uma ação como esta. Vocês se lembram do meteoro que iria passar perto demais do planeta Terra há pouco mais de 20 anos atrás. Nós o destruímos e o resultado foi que pouquíssimas e minúsculas pedras caíram aqui. Ninguém se feriu e a vida continuou. Tudo acontecerá da mesma forma desta vez. Não há motivo para pânico e nem dúvidas sobre o resultado final!

Mentalmente Fred envia uma pergunta ao presidente. Suas palavras aparecem escritas em inglês em seu olho, apenas porque ele pensou nelas. Mentalmente, o presidente americano recebe a pergunta, já que os "muitos milionários" do planeta e os principais políticos têm seus links diretos de comunicação para emergências globais e reuniões para decisões rápidas.

- "
Existe algum plano B caso a missão falhe? (Fred, diretor-presidente da Future Club do Brasil)".

O presidente fica com sua expressão ligeiramente mais fechada diante das câmeras de TV, enquanto olha de frente para a câmera dos políticos/empresários top do Brasil e responde através de seu próprio sistema e-RIS diretamente a Fred (como se olhasse diretamente para seus olhos):

-
"Não há plano B, porque se o meteoro cair será o fim da humanidade! Mas não se preocupe, o plano único funcionará! Temos tudo sob controle".

Fred para de mastigar e muda a imagem da coletiva de imprensa para avaliar os resultados das Bolsas de Valores em todo o mundo. Uma queda generalizada se acelera. Diversas Bolsas interromperam as negociações para evitar uma quebradeira geral: Hong Kong, Paris, Frankfurt, China e Brasil. Uma porta deslizante se abre na parede próxima e de lá surge uma "sexy" robô, andando de forma muito similar a uma mulher insinuante e ligeiramente rebolativa, enquanto carrega nas mãos com cuidado um conjunto de roupas negras.

O corpo metálico da androide possui uma pele artificial com os mesmos tons da pele humana. O corpo imita até mesmo as marcas de um biquíni no quadril e nos ombros, visíveis graças à roupa repleta de fendas e rasgos. Seu rosto produz os movimentos dos músculos humanos, porém é possível notar certa artificialidade nas expressões. Ela caminha em direção a Fred que se levanta apressado. A cadeira se afasta e se posiciona novamente dentro da parede.

O milionário dirige-se preocupado até outra parede ali ao lado. A mesa, onde se alimentou retorna novamente de onde veio. Nota-se agora que o mesmo ambiente serve de quarto, cozinha, guarda-roupas e área para se vestir. Ele aperta um botão na parede que se abre e expõe um exoesqueleto metálico negro (exoesqueleto é uma estrutura rígida utilizada por pessoas para aumentar a força e a agilidade, absorvendo impactos e tornando possível uma pessoa carregar dezenas e dezenas de quilos extras sem que isso seja um inconveniente).

Fred retira-o do interior do compartimento e o veste como se fosse uma roupa. Os braços do exoesqueleto se posicionam perfeitamente ao longo da parte externa dos braços do milionário. A coluna de sustentação vertical da estrutura protege a coluna vertebral de seu usuário e, assim como nos braços, as pernas metálicas também se posicionam pelo lado de fora das de Fred, que agora calça as chinelas metálicas integradas do "modelito metálico fashion". A androide se aproxima dele, oferecendo a roupa negra enquanto o cumprimenta com sua feminina voz macia e igualmente sexy:

- Bom dia, Fred! Aconteceu alguma coisa? Você parece um pouco preocupado hoje!

Enquanto ele pega o casaco e as calças das mãos da moça de metal e os veste, a estrutura metálica em seu corpo praticamente desaparece sob o "manto" negro.

- Nada demais, Bela! (responde Fred sem dar muita atenção a ela). As Bolsas despencaram, haverá distúrbios em todo o mundo, as ações da Future Club caíram ao nível mais baixo de sua história e o mundo pode acabar dentro de quarenta dias! Fora isso está tudo bem!

- Por que você precisa usar o exoesqueleto todos os dias? Os locais onde frequenta não necessitam de proteção adicional!

- Eu uso porque tenho e porque posso pagar por ele! E, além do mais, todo mundo precisa de um plano B! Só o presidente americano não sabe disso!

- Eu acredito que ele tenha seu plano B! (comenta sorridente a bela androide).

- É! Eu também acredito! Mas parece que ele não tem nenhum para o restante da humanidade! (comenta sério o milionário).

- Fique tranquilo, Fred! O dia hoje será maravilhoso! Você verá!

- Se todas as pessoas de verdade fossem iguais a você o mundo seria maravilhoso! (declara Fred à androide). Eu não sei a que horas voltarei hoje para casa! Acione a manutenção! O ar quente da pia não está secando em 3,5 segundos. Ele está levando 4,2 segundos, e isso é inaceitável! Não quero ficar esperando quase um segundo para terminar de secar minhas mãos!

- Pode deixar! Eu resolverei tudo!

Fred se dirige agora para a parede ao lado e mentalmente abre-se uma nova porta deslizante. Ele faz mais exigências à sua assistente androide:

- Vê se usa uma roupa mais decente quando o técnico chegar! Não quero que ele fique prestando atenção em você ao invés de trabalhar no problema da pia. Quero-o fora de minha casa o mais rápido possível! Detesto os profissionais que se aproveitam e começam a mexer em tudo!

- Não se preocupe... Pode deixar que eu resolvo tudo por aqui! Você sabe que pode confiar em mim!

Ele veste o novo uniforme com jatos nas costas e se dirige para a janela que também se abre sozinha.

- Eu sei (afirma Fred). Talvez você seja a única em quem eu confio neste mundo!

O milionário pisca para ela, libera mentalmente uma trilha musical que começa a tocar em seus ouvidos e aciona os jatos de suas costas. O homem agora voa pelo céu para ir trabalhar. A androide sorri e liga para a manutenção:

- Vocês podem enviar um mecatrônico até a casa do senhor Fred Club, o secador de mãos está lento novamente! É! Tem que ser durante o horário comercial, o senhor Fred não gosta do contato com pessoas estranhas.

CAPÍTULO XIX
CAPÍTULO III
CAPÍTULO XX
CAPÍTULO IV
CAPÍTULO XXI
CAPÍTULO V
CAPÍTULO XXII
CAPÍTULO VI
CAPÍTULO XXIII
CAPÍTULO VII
CAPÍTULO XXIV
CAPÍTULO VIII
CAPÍTULO XXV
CAPÍTULO XXVI
CAPÍTULO IX
CAPÍTULO XXVII
CAPÍTULO X
CAPÍTULO XXVIII
CAPÍTULO XI
CAPÍTULO XXIX
CAPÍTULO XII
CAPÍTULO XXX
CAPÍTULO XIII
CAPÍTULO XXXI
CAPÍTULO XIV
CAPÍTULO XXXII
CAPÍTULO XV
COMENTE SOBRE ESTE LIVRO
CAPÍTULO XVI
OOOOOOOOOOO
O
O
O
O
O
O
O
O
O
O
O

Capítulo Anterior
Próximo Capítulo
OOOOOOOOOOO